ORIXÁS

ORAÇÃO A OXALÁ





Aos espíritos da Terra, eu peço humildemente, que eu tenha abundância para minha vida;


Aos espíritos da Água, eu peço humildemente, que eu tenha equilíbrio emocional para o meu coração e tenha tranqüilidade espiritual;
Aos espíritos do Fogo, eu peço humildemente, que eu tenha sempre coragem, persistência, tolerância, força e iniciativa física;
Aos espíritos do Ar, eu peço humildemente, que eu saiba compreender os ensinamentos do dia-a-dia, que eu saiba me comunicar com os outros à minha volta e que eu possa entender as palavras de minha intuição.
E tudo isso só é possível, porque Oxalá é Grande e o Senhor dos Senhores!
Banho para atrair a proteção de Oxalá: tapete de Oxalá (boldo), manjericão, folha da costa (saião), capim limão e alecrim da horta.
Oferenda para garantir a paz e a união: dentro de uma quartinha de louça branca, sem alça. Coloque um obi ralado, um orobô ralado, sementes de girassol descascadas e socadas, banha de ori derretida, azeite de oliva, 10 búzios brancos lavados em água corrente com sabão de coco, os nomes das pessoas que moram na casa, escritos em papel branco com caneta azul. Complete a quartinha com mel. Coloque esta quartinha dentro de um prato branco e dentro dele, 10 rosas brancas artificiais.

AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OXALÁ

Os filhos de Oxalá, são pessoas tranqüilas, com tendência à calma, até nos momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo sem que se esforcem objetivamente para obtê-lo. São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira subserviente. Às vezes chegam a ser autoritários, mas isso acontece com os que têm Orixás guerreiros ou autoritários como adjutores (ajuntós).

São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre bonito, limpo, com beleza e carinho. Respeitam a todos mas exigem ser respeitados.

Sabem argumentar bem, tendo uma queda para trabalhos que impliquem em organização. Gostam de centralizar tudo em torno de si mesmos. São reservados, mas raramente orgulhosos.
Seu defeito mais comum é a teimosia, principalmente quando têm certeza de suas convicções; será difícil convencê-los de que estão errados ou que existem outros caminhos para a resolução de um problema.

No Oxalá mais velho (OXALUFÃ) a tendência se traduz em ranzinzice e intolerância, enquanto no Oxalá novo (OXAGUIÃ) tem um certo furor pelo debate e pela argumentação.

Para Oxalá, a idéia e o verbo são sempre mais importantes que a ação, não sendo raro encontrá-los em carreiras onde a linguagem (escrita ou falada) seja o ponto fundamental.

Fisicamente, os filhos de Oxalá tendem a apresentar um porte majestoso ou no mínimo digno, principalmente na maneira de andar e não na constituição física; não é alto e magro como o filho de Ogum nem tão compacto e forte como os filhos de Xangô. Às vezes, porém, essa maneira de caminhar e se postar dá lugar a alguém com tendência a ficar curvado, como se o peso de toda uma longa vida caísse sobre seus ombros, mesmo em se tratando de alguém muito jovem.


Para que o filho de Oxalá tenha uma vida melhor, deve procurar despertar em seu interior a alegria pelas coisas que o cerca e tentar ceder à sua natural teimosia.


" Que as bênçãos de luz e amor se façam presentes em seu lar "


êpa babá!